Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!

 

Este é o blog do Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas gerenciado por Carlos Hotta.

Em projetos, temos uma descrição geral dos projetos do laboratório.

Em vagas, temos algumas das oportunidades que estamos oferecendo.

Em publicações, temos o histórico de trabalhos publicados. 

Em contato, temos detalhes de como entrar em contato conosco.

Acompanhe este blog pelo nosso feed

Quarta-feira
Jun182014

Projeto de intercâmbio com Cambridge aprovado pela FAPESP

  
A FAPESP acabou de aprovar um projeto de intercâmbio do nosso grupo com o grupo do Dr. Alex Webb (University of Cambridge). O Dr. Webb foi meu orientador de doutorado entre 2003 e 2007. O projeto será sobre sinalização por açúcar e pelo relógio biológico em gramíneas e prevê intercâmbio entre os grupos nos próximos 2 anos, o que abrirá muitas oportunidades de colaboração.
Segunda-feira
Mar312014

Ajudem estudantes a ir a uma competição de Biologia Sintética II

Dois anos atrás fomos atrás de crowdfunding para financiar a ida de alunos da UNSP-UNESP para uma competição regional de Biologia Sintética em Bogotá. Nós fomos bem sucedidos e a equipe ganhou uma belíssima medalha de prata no evento.

Agora é a vez de tentar ajudar uma nova geração de aprendizes de cientistas: o time, que agora envolve a USP, UFSCar e UNESP, abriu uma vakinha! O sistema é bem simples, não exige cadastro e aceita pagamentos por boleto e por cartão de crédito.Eles vão tentar ir à edição de 2014 do iGEM, com a vantagem de que a edição deste ano é comemorativa e será ginourmous, TODOS os inscritos irão diretamente à fase mundial!

A equipe deste ano vai tentar desenhar sensores de doenças renais, um problema bastante relevante. Como o iGEM tem moldes de competição, é sempre complicado pedir dinheiro para órgãos de fomentos e para as universidades, apesar deles sempre ajudarem de alguma forma.

Terça-feira
Nov192013

Vagas para doutorado e pósdoc

CONVÊNIO NATURA - INSTITUTO DE QUÍMICA DA USP (IQUSP) Vagas para Doutorado em Biologia Sintética e Pós-Doutorado em Cultura de Tecidos Vegetais/Biologia Molecular

Estão abertas duas vagas em projeto de pesquisa na área de biotecnologia. Os(as) candidatos(as) selecionados(as) terão contato com uma equipe multidisciplinar formada por docentes do IQUSP (Erick Bastos, Frank Quina e Carlos Hotta) e pesquisadores da NATURA. São oferecidas bolsas com valores competitivos e a oportunidade de interação direta com o setor produtivo.

a) Doutorado ou Doutorado Direto (orientador: Prof. Dr. Carlos Hotta; duração: até 4 anos) O projeto envolve a síntese de novas enzimas para produzir compostos de interesse utilizando técnicas de Biologia Sintética. O(a) aluno(a) deverá ingressar no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do Instituto de Química da USP. Procura-se aluno(a) com graduação em química, bioquímica, biologia ou áreas afins. Experiência de iniciação científica ou mestrado em biologia molecular e/ou bioquímica de proteínas é desejável.

b) Pós-doutorado (supervisor: Prof. Dr. Erick Bastos, duração: até 4 anos) O projeto envolve cultura de calos e seu estímulo para a produção de compostos de interesse. Perfil independente e criativo bem como extensa experiência com cultura de plantas e biologia molecular são fundamentais.

Interessados deverão entrar em contato com o Dr. Carlos Hotta (hotta ARROBA iq.usp.br) para discutir mais detalhes.

Terça-feira
Mai142013

Projeto Natura Campus aprovado!

Um projeto que submeti com Erick Bastos e Frank Quina, do Departamento de Química do IQ-USP, foi aprovado na chamada Natura Campus. O projeto, entitulado “As cores da natureza”, irá utilizar princípios de Biologia Sintética para atingir seus objetivos. Este é o primeiro projeto que aprovamos para financiar esta linha de pesquisa no laboratório. Logo, quem estiver interessado na área, fique atento para futuras bolsas de doutorado!

Foram sete projetos entre projetos enviados por mais de 90 instituições dentro do edital Ciência, Tecnologia e Inovação.

Quinta-feira
Fev212013

Novos alunos de doutorado

Dois novos alunos de doutorado se uniram ao nosso grupo neste semestre: Cícero Alves Lina Júnior e Gustavo Antônio Teixeira Chaves.

O Cícero vai desenvolver um trabalho de ritmos circadianos em algas, em colaboração com o Dr. Pio Colepícolo Neto. O Dr. Pio será o co-orientador deste projeto, que também contará com experimentos em cana-de-açúcar.

Gustavo, por sua vez, vai estudar o efeito de gating do relógio biológico sobre a sinalização por auxina.