Sobre

Esta é a página do laboratório do Dr. Carlos Hotta, do Departamento de Bioquímica, Instituto de Química, Universidade de São Paulo.

Search
Powered by Squarespace
Sobre o blog

Quando criança, eu sonhava estudar dinossauros. Hoje em dia tenho outros sonhos mas ainda tenho brontossauros no meu jardim. Por Carlos Hotta.

Feed me!

 

Este é o blog do Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas gerenciado por Carlos Hotta.

Em projetos, temos uma descrição geral dos projetos do laboratório.

Em vagas, temos algumas das oportunidades que estamos oferecendo.

Em publicações, temos o histórico de trabalhos publicados. 

Em contato, temos detalhes de como entrar em contato conosco.

Acompanhe este blog pelo nosso feed

Quarta-feira
Nov012017

Defesa de TCC

Hoje temos uma defesa muito especial: quatro alunas da ETEC Getúlio Vargas vão apresentar o trabalho que desenvolveram nos últimos meses no nosso laboratório. A apresentação servirá como seus TCCs do Ensino Médio. As alunas foram principalmente orientadas por Douglas M. M. Soares e Natale Cavaçana.

Segunda-feira
Out022017

Nobel para pesquisadores dos Relógios Biológicos!

O prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2017 foi dado a Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash and Michael W. Young por descreverem os mecanismos moleculares por trás dos ritmos circadianos.

Os ritmos circadianos são gerados pelos relógios biológicos e possuem período perto de 24h. Os relógios biológicos são mecanismos moleculares que permitem as células saberem a hora do dia. Os relógios biológicos estão por trás de termos fome ao meio dia, sono de noite ou ficarmos de jet lag.

Descobrir os mecanismos por trás dos ritmos circadianos tem implicações diretas na nossa saúde. Os relógios biológicos organizam o nosso corpo no tempo, permitindo por exemplo que ele antecipe eventos rítmicos. Trabalhadores que mudam de turno ou de fusos horários frequentemente - ou seja, cujos relógios biológicos estão em dessincronia com o ambiente - têm problemas com estresse, privação de sono e metabolismo energético.

Também sabemos que os relógios biológicos aumentam a produtividade das plantas. Como eles fazem isso é uma das grandes questões de nosso laboratório.

Quinta-feira
Jul272017

Novo aluno de mestrado

Neste semestre, o aluno Felipe Marcelo Almeida de Jesus inciará seu projeto de mestrado no nosso grupo. Felipe se graduou em Biotecnologia na Universidade Federal do Amazonas. O seu projeto investigará as relações do relógio biológico com as vias de sinalização por açúcar.

Quinta-feira
Jul132017

Entrevista no Disperciência

 Falei com o povo do canal de YouTube Disperciência sobre os relógios biológicos de plantas.

Segunda-feira
Abr102017

Nova doutora!

Hoje a aluna Luíza Lane de Barros Dantas defendeu sua tese de doutorado. Luiza está no nosso grupo desde 2012, e é a primeira doutora a se formar no laboratório. O título da tese é: Caracterização do relógio biológico e seu impacto no metabolismo da cana-de-açúcar.